O ENSINO CRISTÃO PARA CRIANÇAS DE 3 A 7 ANOS NA ESCOLA BÍBLICA

UM DIÁLOGO ENTRE A TEOLOGIA E A PEDAGOGIA À LUZ DAS FASES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Autores

  • Anselmo Ernesto Graff Universidade Luterana do Brasil e Seminário Concórdia
  • Dion Albach

Palavras-chave:

Escola bíblica. Faixa etária. Piaget. Teoria do Desenvolvimento.

Resumo

O tópico do presente artigo é sobre o desenvolvimento humano dos três aos sete anos e suas implicações no ensino cristão através da escola bíblica. A pesquisa focou na preparação daquele que desempenhará a função de professor na escola bíblica infantil. Há conhecimentos básicos para a capacitação do professor de escola bíblica infantil: estudo da Bíblia, Teologia Sistemática, objetivos, organização e administração da escola bíblica infantil. Todavia, é também necessário um conhecimento básico sobre as características das crianças que irão ser ensinadas. Partindo desse pressuposto, buscou-se neste artigo um diálogo entre a Teologia e a Pedagogia. As características específicas das pessoas, conforme a faixa etária, ajudam na compreensão de sua personalidade e na edificação do processo educacional. Jean Piaget é o teórico que promoveu o maior avanço na descrição e explicação do processo de construção do conhecimento infantil. Esta investigação é de cunho qualitativo e de natureza exploratória. Como procedimento técnico de investigação foi usada a pesquisa bibliográfica.
Os resultados da investigação apontam para o fato de que essas descobertas possibilitam que o professor planeje e trabalhe com atividades adequadas aos estágios em que as crianças se encontram, consolidando assim, progressos cognitivos através de aulas e modificações do pensamento de cada aluno, proporcionando um crescimento mental sadio e fortalecimento da fé cristã.

Publicado

2020-12-10

Edição

Seção

Artigos