REFLEXÕES SOBRE UM PROFETA QUE QUIS, MAS TAMBÉM NÃO QUIS SER PROFETA:

AS CONFISSÕES DE JEREMIAS

Autores

  • Anselmo Ernesto Graff Faculdade Luterana Concórdia e Seminário Concórdia

Palavras-chave:

Jeremias. Confissões. Tipo de Cristo.

Resumo

O tópico do presente artigo é uma análise do contexto e confissões do profeta Jeremias. O profeta exerceu seu ofício num período turbulento da história de Israel. O povo estava arruinado espiritualmente. No núcleo dessa ruína estava o abandono da palavra de Deus e suas decorrências, especialmente o orgulho, a recusa em ouvir a mensagem de Deus e a incredulidade. Jeremias sofreu muito com essa situação e uma das suas reações foi derramar sua alma diante de Deus através de confissões, algumas vezes chamadas de lamentos ou diálogos com Deus. A proposta desde artigo é analisar as sete confissões de Jeremias e avaliar sua aplicabilidade para os dias de hoje como indivíduos e como igreja de Cristo. Para tanto, será seguido o método exegético denominado de histórico-gramatical e cujo princípio privilegia a análise do contexto histórico do texto bíblico e a compreensão gramatical da revelação inspirada de Deus. Os resultados da pesquisa mostram que a autenticidade do cristianismo, tanto para aquele que aspira ao ministério quanto ao cristão disposto a tomar sua cruz, não são objetos de ambição pessoal. O cristianismo autêntico está no abrir mão de si mesmo, confiar no Senhor Deus e nas suas, às vezes, imprevisíveis decisões e caminhos. Jeremias é tanto um tipo de Cristo, ao abrir mão de si e olhar para Deus e um tipo de ministro ou cristão, que sofre e se desespera diante de situações complexas, mas pela graça de Deus conserva a certeza de que ao seu jeito, Deus está cuidando dele.

Publicado

2024-07-13

Edição

Seção

Palavra ao leitor