PEDAGOGIA DE LUTERO

UMA ANÁLISE DO TEMA À LUZ DA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

Autores

  • Anselmo Ernesto Graff Universidade Luterana do Brasil e Seminário Concórdia

Palavras-chave:

Lutero. Pedagogia. BNCC.

Resumo

O texto oferece uma análise do pensamento pedagógico de Lutero em comparação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados da pesquisa apontam para o fato de que há conexões entre Lutero e a BNCC. O que tornou possível este debate foi uma compreensão conceitual mais ampla da pedagogia. Saviani (1995), Libâneo (2010) e Durkheim (2016) dão sustentação teórica à noção de que a pedagogia não é um campo restrito a metodologias de ensino, mas de toda a ação educativa que se realiza na sociedade. São os processos formativos em seu todo que constituem o
principal objeto de pesquisa da pedagogia. Dentre os pontos de contato entre a BNCC e pedagogia luterana, um deles é a visão humanista da educação. Mesmo que uma das facetas dessa educação humanista se refira a prioridade no estudo das línguas e formação gramatical, o sentido que conecta Lutero à BNCC é proporcionar tanto a formação intelectual/cognitiva do estudante quanto a formação para a vida. Outro ponto de contato é com a educação orientada para o desenvolvimento de competências. O ponto é que o estudante esteja preparado tanto para o seu desempenho profissional, quanto para o exercício diário de suas vocações na sociedade. A propósito, Lutero é interpretado como sendo alguém que apoiava a ideia de duas horas diárias na escola, enquanto o
restante do dia fosse dedicado a aprender um ofício (CAMBI, 1999, p.249). Por fim, a pedagogia luterana também pode ser vinculada à aspiração
de oferecer educação de qualidade a todas as pessoas, respeitando um dispositivo de âmbito internacional, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948).

Publicado

2023-06-22

Edição

Seção

Palavra ao leitor