AS METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO CONFIRMATÓRIO NA IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL

Autores

  • Ivan Carlos Gamba Igreja Evangélica Luterana do Brasil em Concórdia, SC
  • Anselmo Ernesto Graff Universidade Luterana do Brasil - ULBRA e Seminário Concórdia

Palavras-chave:

Aprendizagem. Ensino Confirmatório. Metodologia. Metodologias ativas.

Resumo

O tópico do presente artigo é uma discussão sobre o uso das “metodologias ativas” nas aulas de instrução de confirmandos na Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). A pesquisa tem como foco a investigação de metodologias alternativas, surgidas no campo educacional, e que se mostram eficientes no processo de ensino e aprendizagem. Pesquisas indicam que a instrução catequética na igreja cristã vem se demonstrando como sendo desafiadora. Primeiro, no que se refere à evasão de jovens das atividades da igreja após o rito confirmatório, e, segundo, porque parece haver lacunas na apropriação de conhecimentos através do método tradicional de ensino jesuítico herdado ao longo dos anos. Sendo assim, a presente pesquisa pretende explorar em que medida as metodologias ativas poderiam contribuir para o ensino catequético na IELB. Esta investigação é de cunho qualitativo, e quanto aos seus objetivos, é de natureza exploratória. O procedimento técnico investigativo utilizado foi a pesquisa bibliográfica. Como resultados da investigação, observa-se que, ao aplicar-se as metodologias ativas nas aulas de instrução de confirmandos, ampliam-se as possibilidades de reestabelecer o ensino catequético com caráter mais ativo e significativo para a vida do catecúmeno. Nesse sentido, esta pesquisa é subsídio para a reflexão sobre a importância e a necessidade de se pensar em práticas, para a instrução de confirmandos, que sejam harmonizadas à atual realidade na qual estão inseridos os nossos jovens cristãos.

Publicado

2022-11-30

Edição

Seção

Artigos