ENSINO CONFIRMATÓRIO:
UM ESTUDO COMPARATIVO DO MÉTODO DE ENSINO DOS CATECISMOS PROPOSTO POR LUTERO E METODOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS
Palavras-chave:
Ensino Confirmatório. Aprendizagem. Comportamentalista. Cognitivista. Catecismo.Resumo
O tópico do presente artigo manifesta uma preocupação eclesiástica quanto à boa formação na fé do povo de Deus e uma discussão a respeito do impacto desta formação – especialmente no “Ensino Confirmatório” –, no que diz respeito, especialmente, à permanência dos jovens na igreja. A
pesquisa também aborda aspectos relacionados a opções metodológicas que possam indicar melhores resultados nesta formação, consolidando os jovens
no processo formativo cristão. O ensino confirmatório é fase imprescindível na formação do povo de Deus, uma vez que se ocupa da ordem de Cristo à sua igreja de fazer discípulos através do batismo e do ensino. O ensino é meio de se “fazer” um cristão. Então, o ensino confirmatório deveria ter o papel de, como seu próprio título declara, confirmar a pessoa na fé que lhe foi transmitida. Porém, a realidade que se observa é que jovens abandonam a igreja após o ensino confirmatório. Considerando que o ensino está pautado na Palavra de Deus, é preciso admitir que o problema não é o conteúdo do ensino, pois este é a poderosa Palavra de Deus, mas as metodologias de ensino empregadas. O que impulsiona a produção desta pesquisa é um anseio por encontrar opções que representem uma melhor maneira de transmitir as doutrinas fundamentais da fé no caso do ensino confirmatório, com vistas a dar uma base sólida ao jovem, de modo que o ensino não seja atrapalhado pelo método, mas cumpra seu papel de confirmar um verdadeiro discípulo de Cristo. A presente pesquisa segue uma abordagem qualitativa, e quanto aos seus objetivos, ela é de natureza exploratória. Para a coleta de dados, foi utilizado como procedimento
técnico de investigação a pesquisa bibliográfica. Os resultados da pesquisa indicam que metodologias que abrangem uma visão ampla do aprendiz
dão grande contribuição e deveriam ser mais aproveitadas no processo de ensino/aprendizagem. Estas metodologias levam em consideração a integralidade do aprendiz em suas dimensões de emoção, sentimentos, histórias, aspectos familiares e sociais.