ASTROLOGIA E FÉ CRISTÃ

IMPLICAÇÕES TEOLÓGICAS SOBRE A CRENDICE DA INFLUÊNCIA DO MOVIMENTO DOS ASTROS NA VIDA DO SER HUMANO

Autores

  • Rodrigo Erstling Igreja Evangélica Luterana do Brasil - Uruguaiana, RS
  • Paulo Moi´ses Nerbas Seminário Concórdia, São Leopoldo, RS

Palavras-chave:

Astrologia. Teologia. Palavra de Deus. Idolatria.

Resumo

O tópico de estudo do presente trabalho é uma pesquisa das implicações teológicas sobre a crendice da influência do movimento dos astros na vida do ser humano. O objetivo principal é examinar fundamentos, implicações teológicas e práticas da astrologia na vida do cristão. Deste modo, a pergunta que pretende ser respondida é sobre quais efeitos que a astrologia tem tido sobre o cristianismo e a vida dos cristãos no decorrer da história até os dias de hoje. Percebe-se que atualmente a astrologia está espalhando suas raízes cada vez mais na sociedade, inclusive dentro do cristianismo. Cristãos, por vezes, leem o seu horóscopo, fazem seu mapa astral, especulam o seu futuro, ou têm algum envolvimento com a astrologia pensando ser algo que não traz prejuízo ou risco algum à sua fé. Em um primeiro contato, o envolvimento com a astrologia pode parecer algo inofensivo, mas com o passar do tempo, quando se tornar uma prática rotineira, poderá causar sérios problemas à fé do cristão, criando um tipo de fé sincretista, ou até mesmo a afastando de Jesus Cristo. A presente pesquisa terá uma abordagem qualitativa e quanto aos seus objetivos ela será de natureza exploratória. Para a coleta de dados, será usado como procedimento técnico de investigação a pesquisa bibliográfica. Os resultados da pesquisa apontam para o fato de que, desde a antiguidade até os dias de hoje, a astrologia tem muita influência dentro da sociedade. No entanto, nem todos mantiveram-se quietos ou indiferentes a esta influência, pais da igreja e grandes teólogos alertaram sobre os perigos que a astrologia traz para a fé cristã. Passagens bíblicas como Isaías 47.13-15; Deuteronômio 4.19 e Deuteronômio 18.9-14, alertam para estes perigos e enfatizam a condenação de Deus contra todos aqueles que praticam algum tipo de atividade que tenha relação com a idolatria. Portanto, levando em conta o que foi abordado no decorrer deste artigo, fica evidente teologicamente que toda e qualquer prática exercida pela astrologia deve ser repreendida e condenada, pois esta acaba escravizando, iludindo e desviando cristãos que, deixando de confiar em Deus, passam a depositar sua confiança em objetos da criação.

Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Artigos